MARIA, A MÃE DA EVANGELIZAÇÃO!
Mistérios da dor
que toquemos a carne sofredora dos outros!» (EG 270) —
- PRIMEIRO MISTÉRIO
«Jesus disse aos seus discípulos: ‘Ficai aqui, enquanto Eu vou orar’. [...] Adiantando-se um pouco, caiu por terra e orou para que, se fosse possível, se afastasse d’Ele aquela hora. Jesus dizia: ‘Abbá, Pai, tudo Te é possível: afasta de Mim este cálice. Contudo, não se faça o que Eu quero, mas o que Tu queres’».
[Meditação]
«A maior parte dos homens e mulheres do nosso tempo vive o seu dia a dia precariamente [...]. O medo e o desespero apoderam-se do coração de inúmeras pessoas [...]. A alegria de viver frequentemente se desvanece; crescem a falta de respeito e a violência, a desigualdade social torna-se cada vez mais patente» (EG 52).
- SEGUNDO MISTÉRIO
«Pilatos [...] depois de mandar flagelar Jesus, entregou-O para ser crucificado».
[Meditação]
«A nossa tristeza e vergonha pelos pecados de alguns membros da Igreja, e pelos próprios, não devem fazer esquecer os inúmeros cristãos que dão a vida por amor: ajudam tantas pessoas seja a curar-se seja a morrer em paz em hospitais precários, cuidam de idosos abandonados por todos, [...] e dedicam-se de muitas outras maneiras que mostram o imenso amor à humanidade inspirado por Deus feito homem» (EG 76).
- TERCEIRO MISTÉRIO
«Os soldados revestiram Jesus com um manto de púrpura e puseram-lhe na cabeça uma coroa de espinhos, que haviam tecido. Depois começaram a saudá-l’O: ‘Salve, rei dos judeus’».
[Meditação]
«Desenvolveu-se uma globalização da indiferença. Quase sem nos dar conta, tornamo-nos incapazes de nos compadecer ao ouvir os clamores alheios, já não choramos à vista do drama dos outros, nem nos interessamos por cuidar deles, como se tudo fosse uma responsabilidade de outrem, que não nos incumbe» (EG 54).
- QUARTO MISTÉRIO
«Seguiam Jesus uma grande multidão de povo e umas mulheres que batiam no peito e se lamentavam por Ele. Jesus voltou-se para elas e disse-lhes: ‘Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos’».
[Meditação]
«Há uma forma de oração que nos incentiva particularmente a gastarmo-nos na evangelização e nos motiva a procurar o bem dos outros: é a intercessão. [...] ‘Em todas as minhas orações, sempre peço com alegria por todos vós (...), pois tenho-vos no coração’ (Filipenses 1, 4.7). Descobrimos, assim, que interceder não nos afasta da verdadeira contemplação, porque a contemplação que deixa de fora os outros é uma farsa» (EG 281).
- QUINTO MISTÉRIO
«Crucificaram com Jesus dois salteadores [...]. Às três horas da tarde, Jesus clamou com voz forte: ‘Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?’. [...] Então Jesus, soltando um grande brado, expirou».
[Meditação]
«Assim como o mandamento ‘não matar’ põe um limite claro para assegurar o valor da vida humana, assim também hoje devemos dizer ‘não a uma economia da exclusão e da desigualdade social’. Esta economia mata. [...] O ser humano é considerado, em si mesmo, como um bem de consumo que se pode usar e depois lançar fora. [...] Os excluídos não são ‘explorados’, mas resíduos, ‘sobras’» (EG 53).
© Laboratório da fé, 2015
Maio 2015 — Mês de Maria: a mãe da evangelização! | 29 — pdf