MARIA, A MÃE DA EVANGELIZAÇÃO!
Mistérios da alegria
- PRIMEIRO MISTÉRIO
«Maria disse então: ‘Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua Palavra’».
[Meditação]
«A Palavra possui, em si mesma, uma tal potencialidade, que não a podemos prever. [...] A Igreja deve aceitar esta liberdade incontrolável da Palavra, que é eficaz a seu modo e sob formas tão variadas que muitas vezes nos escapam, superando as nossas previsões e quebrando os nossos esquemas» (EG 22).
- SEGUNDO MISTÉRIO
«Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio».
[Meditação]
«A Igreja ‘em saída’ é a comunidade de discípulos missionários que ‘primeireiam’ [...] – desculpai o neologismo –, tomam a iniciativa! A comunidade missionária experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor, e, por isso, ela sabe ir à frente, sabe tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro [...]. Ousemos um pouco mais no tomar a iniciativa!» (EG 24).
- TERCEIRO MISTÉRIO
«Disse-lhes o anjo: ‘Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor’».
[Meditação]
«No coração de Deus, ocupam lugar preferencial os pobres, tanto que até Ele mesmo ‘Se fez pobre’. Todo o caminho da nossa redenção está assinalado pelos pobres. Esta salvação veio a nós, através do ‘sim’ duma jovem humilde, duma pequena povoação perdida na periferia dum grande império. O Salvador nasceu num presépio, entre animais, como sucedia com os filhos dos mais pobres» (EG 197).
- QUARTO MISTÉRIO
«Quando os pais de Jesus trouxeram o Menino, para cumprirem as prescrições da Lei no que lhes dizia respeito, Simeão recebeu-O em seus braços e bendisse a Deus, exclamando: ‘Agora, Senhor, segundo a vossa palavra, deixareis ir em paz o vosso servo, porque os meus olhos viram a vossa salvação, que pusestes ao alcance de todos os povos: luz para se revelar às nações e glória de Israel, vosso povo’».
[Meditação]
«Vivamos o desejo profundo de progredir no caminho do Evangelho, e não deixemos cair os braços. [...] O Senhor quer servir-Se de nós como seres vivos, livres e criativos, que se deixam penetrar pela sua Palavra [...]. O Espírito Santo, que inspirou a Palavra, é quem ‘hoje ainda [...] age em cada um dos evangelizadores’» (EG 151).
- QUINTO MISTÉRIO
«Passados três dias, encontraram Jesus no templo, sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos aqueles que O ouviam estavam surpreendidos com a sua inteligência e as suas respostas».
[Meditação]
«O estudo da Sagrada Escritura deve ser uma porta aberta para todos os crentes. [...] A evangelização requer a familiaridade com a Palavra de Deus, e isto exige que as dioceses, paróquias e todos os grupos católicos proponham um estudo sério e perseverante da Bíblia e promovam igualmente a sua leitura orante pessoal e comunitária. [...] Acolhamos o tesouro sublime da Palavra revelada!» (EG 175).
© Laboratório da fé, 2015
Maio 2015 — Mês de Maria: a mãe da evangelização! | 30 — pdf