VIVER A QUARTA-FEIRA DE CINZAS


A Quarta-feira de Cinzas inicia de novo a Quaresma, é o começo deste tempo litúrgico forte. O evangelho desta celebração fala-nos dos três pilares da Quaresma: a esmola, a oração e o jejum. Já o profeta Joel (primeira leitura) nos recorda que não se trata duns atos exteriores, que perdem todo o sentido religioso sem uma implicação existencial. O profeta fala de «rasgar o coração», de conversão. O «coração», na Bíblia, é a sede dos sentimentos, mas também das decisões. Há que mudar o coração, não cumprir umas normas externas; mudar os nossos sentimentos e as nossas decisões.
Jesus, no evangelho, pede que a esmola seja dada «em segredo», a oração seja feita «no segredo», e para o jejum diz: «perfuma a cabeça e lava o rosto», ou seja, feito sem que se perceba. A nós não nos agrada fazer as coisas assim. Agrada-nos que se saiba quando fazemos algo bom. Se estes atos que a Quaresma nos convida não correspondem a atitudes internas, não têm qualquer valor, são fogo de vista.
A oração responde a uma necessidade de diálogo com Deus, é uma resposta à sua Palavra. O jejum voluntário pode-nos ajudar a compreender que devemos tudo a Deus, a refletir sobre tantas pessoas que passam fome e necessidade, que praticam um jejum imposto. A esmola responde à reflexão anterior: partilhar com quem não tem os bens que foram criados por Deus para o bem comum.

© Javier Velasco-Arias
© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2015
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Viver aa quarta-feira de cinzas, no Laboratório da fé, 2015



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 18.2.15 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo