QUARESMA


A Quarta-feira de Cinzas marca, para os católicos, o início da Quaresma, um caminho de quarenta dias até à Páscoa.

Cinzas?

O primeiro dia da Quaresma é um dia especial! É «Quarta-feira de Cinzas» ou «Dia das Cinzas». Chama-se assim porque, na igreja, depois da homilia, cada pessoa avança em direção ao padre para receber uma pequena cruz traçada sobre a fronte com as cinzas.

São dos ramos queimados...

De que são feitas as cinzas? As cinzas são o resultado da queima dos ramos secos que tinham sido benzidos no domingo de Ramos do ano anterior. A chama que queima os ramos é como a chama do amor que pode queimar tudo o que é triste, tudo o que está seco em nós.

... que temos de banir...

As cinzas são cinzentas e sem vida. É como a poeira. Aliás, são designadas pelo mesmo nome em hebraico. Elas recordam-nos que somos frágeis, que temos necessidade de Deus para mudar o coração, para eliminar toda a poeira que existe em nós e assim deixar ver a luz.

... para dar mais lugar a Deus

Por isso, quando o padre faz a pequena cruz nas nossas cabeças, diz: «Recorda-te que és pó e em pó te hás de tornar». Ou então mais frequente nos dias de hoje: «Converte-te e acredita no Evangelho».
Celebrar as Cinzas é sinal que queremos dar mais lugar a Deus nas nossas vidas, tal como os primeiros raios de sol da primavera afastam o frio do inverno.

© Lavie.fr
© Tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2015

Quarta-feira de cinzas, Laboratório da fé, 2015

Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 18.2.15 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo