PREPARAR O DOMINGO DO CORPO E SANGUE DE CRISTO
As leituras da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo (Ano A) falam-nos de alimento, de pão, de bebida, de verdadeira comida... Mas todas elas têm presente um realidade mais profunda do que o simples significado material destas palavras. As do Antigo Testamento (primeira leitura e salmo responsorial) relacionam o pão com a Palavra de Deus e de como esta é o único alimento que sacia de verdade a «fome e a sede» de sentido que habita no coração humano. A Primeira Carta aos Coríntios (segunda leitura) e o evangelho sugerem-nos o tema da Eucaristia, a presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho eucarísticos.
Paulo recorda que este pão e este vinho possibilitam-nos entrar em «comunhão» com o corpo e com o sangue de Cristo; mas também com a comunidade eclesial convocada para todos «participarmos do mesmo pão». E o evangelho acrescenta que esta comunhão é oferta de eternidade, de vida sem fim.
Desta forma, através das leituras bíblicas, o convite da liturgia da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é tríplice: exorta a encher-nos da Palavra de Deus, fonte de sentido para a vida; exorta a participar na Eucaristia com a consciência de que é manancial inesgotável de eternidade; a terceira é uma consequência prática, exorta a construir a unidade, sob o fundamento das duas realidades anteriores.
© Javier Velasco-Arias
© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor
Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé