PREPARAR O DOMINGO QUARTO DA QUARESMA


João apresenta-nos, no evangelho proposto para o quarto domingo da Quaresma (Ano A), um relato de um milagre, ou melhor, como ele prefere designá-lo, dum «sinal» duma realidade mais profunda. Cada um dos personagens da narração é facilmente identificado com diferentes atitudes na comunidade eclesial ou na relação da dita comunidade com o exterior.
Jesus é o protagonista principal: Ele é a luz, capaz de iluminar a escuridão e a cegueira dos seres humanos. Ele é a resposta às diversas perguntas colocadas pelos homens e mulheres sobre o sentido da existência. Mas só a partir de uma disposição de abertura a Deus, de simplicidade, de pobreza (no sentido de se sentir necessitado, em contraposição com a autossuficiência) é possível captar, receber, sair da cegueira do pecado, do mal e ver a luz.
Os fariseus representam, no relato, o fechamento, a cegueira, a impossibilidade de ver, porque não estão nem sequer dispostos a reconhecer a sua necessidade de luz. Os discípulos, por seu lado, não entendem, mas perguntam, procuram..., e serem espectadores privilegiados da ação de Deus, através de Jesus. Os pais do cego personificam a atitude de cobardia, de medo a ver a vida a complicar-se; viram a mudança radical acontecida no seu filho, mas não são capazes de o testemunhar publicamente. O cego que recupera a vista participa na totalidade dum caminho de conversão: é curado da sua cegueira física e, mais importante, da cegueira espiritual. Acaba por reconhecer Jesus como Senhor, embora isso lhe acarrete insultos e marginalização; mas conseguiu descobrir a Luz.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor

Preparar o domingo quarto da Quaresma (Ano A), Laboratório da fé, 2014


La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 27.3.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo