NÃO PODEMOS VIVER SEM O DOMINGO!
«Valorizar o domingo como centro de todo o ano litúrgico» — é o primeiro objetivo apresentado no programa pastoral (2013+14) da Arquidiocese de Braga. Com o intuito de «valorizar» o domingo, acompanhando os tempos litúrgicos, propomos um tema a partir da releitura da Carta Apostólica sobre a santificação do domingo — «O dia do Senhor» («Dies Domini»). Este itinerário tem como tema geral: «Não podemos viver sem o domingo!».
Domingo, DIA DA FÉ
Texto de reflexão para o trigésimo quarto domingo
38. Deste ponto de vista,
se o domingo é o dia da fé, é igualmente o dia da esperança cristã. De facto, a participação na «ceia do Senhor» é antecipação do banquete escatológico das «núpcias do Cordeiro» (Apocalipse 19, 9). A comunidade cristã, ao celebrar o memorial de Cristo, ressuscitado e elevado ao céu, revigora a sua esperança na «vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador».
A esperança cristã, vivida e alimentada com este intenso ritmo semanal, torna-se fermento e luz precisamente da esperança humana. Por isso, na oração «universal», enumeram-se juntamente as necessidades não só daquela comunidade cristã, mas da humanidade inteira; a Igreja, reunida na Celebração eucarística, testemunha ao mundo que assume «as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem». E, coroando com a oferta eucarística do domingo o testemunho que, todos os dias da semana, os seus filhos, empenhados no trabalho e nos vários compromissos da vida, se esforçam por oferecer com o anúncio do Evangelho e a prática da caridade,
a Igreja manifesta com maior evidência ser «sacramento, ou sinal, e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano».
- Não podemos viver sem o domingo! — textos publicados no Laboratório da fé > > >