CAMINHEMOS À LUZ DO SENHOR


No inverno, mesmo os dias de sol parecem frios, a luminosidade é mais rara. Até dizemos que «os dias são mais pequenos». Ao início de cada manhã, ainda envolvidos pelo manto da noite, é preciso uma dose de coragem para sair de casa em direção à escola ou ao local de trabalho. Acontece que, nas nossas vidas, fazemos a experiência de momentos e de dias escurecidos pela ausência de esperança, carregados de um intenso nevoeiro. «O desânimo é como que um nevoeiro cerrado. E uma vez debaixo do nevoeiro, todo o cuidado é pouco: é preciso andar devagar, estar atento a todos os sinais e ter a convicção de que estamos na direção certa. E não adianta protestar: pois só com a paciência de saber esperar o raio de luz no caminho, se pode ultrapassar esse nevoeiro» (Mensagem do Arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga).
Na verdade, carregados pelos afazeres pessoais, domésticos, profissionais, existenciais, vemo-nos envolvidos por um denso «nevoeiro», que até parece que Deus abandonou a nossa vida, o nosso mundo. O Deus que nos fala nos relatos bíblicos, o Deus a quem rezamos e invocamos no fervor das nossas assembleias, onde é que está nos momentos obscuros do nosso quotidiano?

Advento: caminhemos à luz do Senhor

Eis o tempo de Advento: para salvar o seu povo, Deus há de vir, a sua chegada está próxima. Em Jesus Cristo realiza-se a promessa da salvação. E a palavra de Deus faz-nos viver todas as etapas, desde o profeta Isaías, que revela a esperança do seu povo e anuncia a paz, até à vinda do próprio Senhor Jesus Cristo, no final dos tempos, quando tudo atingirá a plenitude. O Advento é um apelo a voltarmo-nos resolutamente para esta realização do Reino, acolhendo a Luz que se levanta e cantando a alegria da nossa fé. Abandonando as nossas sonolências, Jesus Cristo faz de nós as sentinelas da sua presença.
«Caminhemos à luz do Senhor»! A máxima do profeta Isaías é intemporal. O tempo de Advento é uma oportunidade para nos deixarmos iluminar pela «luz do Senhor», «a luz da fé». É um tempo para acolher alegremente o Senhor que vem iluminar as nossas vidas. Isaías é um desses génios que aparecem de vez em quando na história da humanidade. Viveu em Jerusalém por volta do ano 750 antes de Cristo. No meio de um tempo de angústia marcado pela ameaça do império assírio, Isaías tem uma missão fundamental: denunciar o mau comportamento do povo e dos seus chefes; anunciar o triunfo final de Deus.
A fidelidade do povo transformará o tempo de opressão em tempo de liberdade. Jerusalém será restaurada, voltar-se-á a louvar a Deus no templo. Por fim, Deus reinará sobre todas as coisas. Mas não é um reino exterior, uma manifestação de força e de poder. Trata-se de um reinado nos corações humanos, instruídos pela palavra de Deus. Os seres humanos caminharão segundo a vontade de Deus. É um resumo da (nossa) história!
Insistimos muitas vezes no final como catástrofe, mas a Bíblia está cheia de imagens que ilustram o triunfo final de Deus, a plenitude da humanidade que encontrará finalmente a luz de Deus (Jesus Cristo). Esta é a experiência que somos já convidados a viver neste Advento: «Caminhemos à luz do Senhor».

Laboratório da Fé celebrada

As celebrações litúrgicas – e de maneira especial a celebração da eucaristia de domingo – são os momentos em que o nosso ser cristão encontra toda a sua intensidade, toda a sua luminosidade, porque é a luz de Deus que nos visita e inunda a nossa vida. «Quatro perguntas, a refletir durante este tempo de nevoeiro e de procura (Advento): temos consciência de que a liturgia é uma ação onde damos glória a Deus e recebemos a sua salvação? A liturgia nutre a vida da comunidade, que é chamada a crescer na comunhão e na caridade? Há de facto uma estreita relação entre a celebração e a ação evangelizadora? Já compreendemos o significado profundo deste tempo do Ano Litúrgico? [...] Precisamos talvez de deixar que a fé nos transforme, de cultivar um estilo de vida paciente e de participar na liturgia com um outro sabor. Só assim é que a fé celebrada será uma autêntica luz que fará do Advento um tempo de esperança que conduz à alegria» (Mensagem do Arcebispo) de uma grande luz.

© Laboratório da fé, 2013



  • Caminhemos à luz do Senhor – primeiro domingo de Advento > > >
  • A justiça será a faixa dos seus rins – segundo domingo de Advento > > >
  • Eterna felicidade a iluminar-lhes o rosto – terceiro domingo de Advento > > >
  • A virgem conceberá e dará à luz um filho – quarto domingo de Advento > > >



Caminhemos à luz do Senhor
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 29.11.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo