Quaresma: terceiro domingo —  3 de março —

Convite à conversão... — O diálogo das pessoas com Jesus e a parábola que este lhes explica partem de factos que tinham abalado a vida do povo. As nossas reflexões e catequeses precisam de estar muito atenta ao que fere, preocupa ou dá esperança à vida quotidiana do nosso povo.
Jesus faz um apelo à conversão a partir de uma situação grave de violência política (os galileus que Pilatos mandou matar) e de uma acidente citadino (a torre que caiu sobre dezoito pessoas). Naquela época, e também agora, existem situações que nos indignam e que ferem gravemente a dignidade humana, especialmente dos mais débeis.
A situação social, política e económica que estamos a viver destruiu a vida de muitas famílias, conduz as pessoas ao desespero e ao suicídio, cria um clima de desespero e de «salve-se quem puder». O apelo de Jesus («se não vos arrependerdes, morrereis todos do mesmo modo») diz-nos que temos de adotar outro estilo de vida, que temos de ser capazes de criar alternativas evangélicas neste muito que nos sufoca. Se não nos convertermos ao Evangelho e não criarmos espaços onde se viva os valores do Reino, a voracidade do capitalismo e do benefício sem travão nem ética pode-nos engolir a todos e tornar-nos menos humanos. Se não nos convertermos ao Deus de Jesus Cristo, que é Pai e nos propõe uma vida autenticamente fraterna, podemos acabar por cair no individualismo que nos faz ver no outro não um irmão, mas um rival a eliminar.
Nós somos esta figueira que há de dar fruto. Não individualmente, mas no interior da vinha onde há muitas plantas. Por isso, temos de deixar que a terra da nossa vida — o nosso coração — seja trabalhada. À generosidade e magnanimidade do Senhor da vinha há de corresponder a nossa disponibilidade.

© Josep Roca (Misa dominical) — www.cpl.es —
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2013
— a utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor —


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 3.3.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo