PREPARAR O DOMINGO DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
A cruz, sinal e ignomínia, com Jesus converte-se em símbolo de salvação, em realidade libertadora. A forma de agir de Deus não é a da condenação, mas a de dar vida. O Deus de Jesus é o Deus da vida. E a cruz de Jesus é sinónimo de vida sem fim, de vida eterna.
No dia 14 de setembro celebramos a «Exaltação da Santa Cruz», ou seja, a cruz de Jesus Cristo foi exaltada, enobrecida, santificada; algo que originalmente era julgado como sinal de maldição de Deus. Mas a cruz, em Jesus, converteu-se na maior prova do amor de Deus para com o ser humano. Deus quer que vivamos, que sejamos felizes, que a nossa vida tenha sentido, que saboreemos a eternidade já aqui, na nossa existência quotidiana.
A «boa notícia» de Jesus para os pobres, os excluídos, os doentes..., para todos e todas tem a sua fase central na cruz. Porque o fracasso converte-se em esperança, o desespero em confiança, a morte em ressurreição, em vida. Deus Pai está do lado de Jesus, seu Filho. A sua causa não fracassou. A exaltação da cruz significa a elevação de tudo o que é pequeno, inútil ou desprezível, de acordo com o mundo. Deus é um Deus de vida.
© Javier Velasco-Arias
© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor
Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé