PREPARAR O DOMINGO QUINTO DE PÁSCOA


Jesus convida os seus discípulos — no evangelho do quinto domingo de Páscoa (Ano A) — a acreditar em Deus Pai e em Jesus. A nossa fé caracteriza-se por confiar em Jesus: Ele é o nosso «horizonte de compreensão». Mais ainda: Jesus é o «caminho, a verdade e a vida». Não é só o guia que nos mostra como chegar ao Pai, como participar da salvação que Deus nos oferece, como fazer que a nossa vida tenha sentido. Ele é o caminho da verdade e da vida: o caminho que nos leva à única verdade integral (nada de meias mentiras ou meias verdades), o único que satisfaz as nossas inquietações e esperanças, porque só nele, «o caminho» (não um caminho qualquer), encontramos a vida, a vida em plenitude. O evangelista sublinha que o caminho até Deus passa por Jesus.
Mas o acreditar em Jesus, o ser seu discípulo ou discípula, significa adequar a minha existência e os meus critérios aos de Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço». A resposta de fé implica entrar na dinâmica da vida de Jesus, na sua maneira de viver, de atuar, de pregar... Comporta o nosso compromisso na construção do Reino de Deus já aqui, «como pedras vivas» (segunda leitura), sem desânimos nem pessimismos. As coisas podem mudar; eu tenho a minha parte de responsabilidade na construção de um mundo mais justo, mais solidário, mais fraterno, que responda ao plano original de Deus.

© Javier Velasco-Arias

© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor


Preparar o domingo quinto de Páscoa (Ano A), no Laboratório da fé, 2014



La biblia compartida — www.laboratoriodafe.net


Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 15.5.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo