VIVER A QUARESMA: SEGUNDA-FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA

Quaresma de fé

Sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo

No texto do Levítico, é importante a «motivação moral», para exortar a um comportamento digno: «sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo». Trata-se, pois, de recuperar «a imagem e semelhança de Deus». «Ser como Deus». Não no sentido da primeira tentação, mas no sentido da graça que o próprio Deus oferece a cada ser humano. > > >

Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes

As advertências são sérias, como séria é a apresentação de Mateus. Trata-se do discernimento final. Ninguém pode dizer, depois de escutar o texto, que este discernimento ou juízo será uma incógnita. Sabemos perfeitamente a matéria desse «exame final»: resumia-o muito bem São João da Cruz: «ao entardecer da vida, sermos examinados pelo amor». > > >

Seguir Jesus Cristo

Em verdade vos digo: 

Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes

«A senhora idosa com quem perdeste o tempo, era eu; o prisioneiro que foste visitar, era eu; o jovem sem abrigo que ajudaste, era eu; a vizinha abandonada que convidaste para usar a tua piscina, era eu; a pessoa que levaste ao hospital, era eu; aqueles e aquelas que beneficiaram da tua presença, dos teus dons, da tua ajuda, era eu... O que tu lhes fizeste, foi a mim que o fizeste» > > >

Rezar na Quaresma

Foi a mim que o fizeste

Podes encontrar Deus na beleza do universo. Podes descobri-Lo na Bíblia ou nos sacramentos. Mas se queres certezas, não hesites: procura-O no pobre, no doente incurável, no emigrante clandestino, nas mulheres vítimas de violência doméstica... > > >


Quando é que te vimos com fome e te demos de comer?

Quero ver o teu rosto, Jesus. Para lá da imagem que faço de Ti, quero saber quem és realmente. Ajuda-me a aceitar que és um Deus próximo, encontrável no concreto do dia-a-dia. > > >

Quaresma, Ano A, Laboratório da fé, 2014
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 10.3.14 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo