QUARESMA DE FÉ — TERÇA-FEIRA DA PRIMEIRO SEMANA


Isaías 55, 10-11

Assim fala o Senhor. «A chuva e a neve que descem do céu não voltam para lá sem terem regado a terra, sem a haverem fecundado e feito produzir, para que dê a semente ao semeador e o pão para comer. Assim a palavra que sai da minha boca não volta sem ter produzido o seu efeito, sem ter cumprido a minha vontade, sem ter realizado a sua missão».



A palavra que sai da minha boca não volta sem ter produzido o seu efeito, 

sem ter cumprido a minha vontade, sem ter realizado a sua missão


Um pedaço de Isaías, célebre pela sua brevidade e pelo seu caráter incisivo. Pode-se aplicar ao texto este refrão: «o bom, se breve, é duas vezes bom».
O centro é ocupado pela Palavra. A Palavra que sai da boca de Deus. A palavra do profeta é reconhecida pela expressão bíblica da «boca de Deus». Não se fala de conteúdos; apenas se apresenta a «Palavra». Mas, a Palavra, sabemo-lo, é sinónimo de «vontade de Deus»...: os seus preceitos são também as «suas palavras».
A vontade de Deus não é oca nem sem garra. Não são preceitos que o vento leva. O versículo dez oferece-nos uma bela imagem de enraizamento e de frutos: a chuva que empapa a terra, que a fecunda, que a faz germinar... Que bem compreendemos esta imagem rural! Uma chuva que provoca todo o processo de frutificação: da semente até ao pão. Uma Palavra que produz frutos. A Palavra de Deus não é uma palavra estéril.


Sinais para o caminho de fé


  • Fé na eficácia da Palavra de Deus. A Palavra não regressa vazia a Deus; a Palavra cumpre a sua vontade. Às vezes, de forma desconcertante; mas, sempre, de forma amorosa.

  • Com fé, também nós pedimos muitas vezes a Deus: «seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu». Estamos certos de que é sempre a vontade do Pai. Não nos assusta pedir ao Pai que se cumpra a sua vontade. Não estamos na fé com base no medo, mas na fé com base no amor.

  • A partir da nossa fé, somos testemunhas da própria experiência de Jesus: «o meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou» (João 4, 34). Fazer a vontade do Pai é cumprir realmente a sua Palavra. No nosso «acolher e cumprir», contribuímos para que não regresse vazia a Deus. Esse é o nosso compromisso de fé.
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor



  • QUARESMA DE FÉ: Mateus 6, 7-15 > > >



Pedro Jaramillo – Laboratório da fé, 2014

Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 11.3.14 | comentários
1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo