Outubro Missionário 2013


As Obras Missionárias Pontifícias da Comissão Episcopal das Missões publicaram, como já é habitual, um guião para ajudar os cristãos, individualmente e em grupo, a crescer no compromisso missionário. «Que este Guião ajude a viver melhor o mês de Outubro, dedicado ao Rosário e à Missão» — pode ler-se no texto de apresentação. 



Oração diária

31. Por todos os missionários, padres, religiosos ou leigos, que amaram e serviram a Igreja missionária e já partiram deste mundo para a casa do Pai. Que recebam a recompensa eterna e possam celebrar com aqueles a quem anunciaram o Evangelho, a alegrias reservada a quantos viveram com o coração em Deus e nos irmãos.

30. Pelas pessoas e organizações nacionais e internacionais que criam e desenvolvem projetos destinados a promover a paz e a reconciliação entre os povos, a prosperidade e o bem estar, a defesa da dignidade humana onde ela surge mais ameaçada. Para que não desanimem diante dos obstáculos nem se cansem de denunciar e propor, com ousadia e determinação, caminhos novos para a humanidade.

29. Pelas famílias desfeitas pelo drama do divórcio, pelos casais que vivem em permanente conflito, pelos homens e mulheres traídos e abandonados pelos seus cônjuges. Para que não deixem de confiar no Senhor e procurar na oração e na comunhão da Igreja a força de que necessitam para suportarem as provações e encetarem caminhos de verdadeira conversão.

28. Dai, Senhor, à Vossa Igreja, o zelo missionário dos apóstolos que a leve a sair de si mesma a empenhar-se no anúncio da boa nova do Evangelho junto daqueles que ainda não Vos conhecem.

27. Pela velha Europa, tão carente de horizontes de esperança e de eternidade. Para que, por intercessão dos seus santos padroeiros e padroeiras, deixe reavivar em si a luz do Evangelho que dá verdadeiro sentido à vida e arranca os homens e as nações ao domínio do egoísmo e do pecado.

26. Pelas jovens e pelos jovens que, nos noviciados e seminários se preparam para uma vida de entrega total ao Senhor e à Igreja na vida missionária, sacerdotal e religiosa. Que se deixem conduzir pelo Espírito Santo aprendendo sempre a seguir o Senhor no dom de si mesmos.

25. Pelos profissionais da saúde: médicos, enfermeiros e auxiliares. Que tenham sempre no cuidado dos doentes e da sua dignidade o fim último da sua missão e não desanimem diante das situações que os limitam no exercício humanizado da sua profissão.

24. Pelos meios de comunicação social e pelos profissionais que neles trabalham. Que não aceitam colocar-se ao serviço das forças obscuras do mal e de manipulações interesseiras, mas se empenhem fortemente pela promoção da verdade e do bem.

23. Guardai, Senhor, no vosso amor, todas as famílias. Que as famílias cristãs tomem consciência da grandeza da sua vocação e da urgência em serem, junto das outras famílias, testemunhas do Evangelho da Vida e do Amor.

22. Iluminai Senhor, com o Vosso Espírito, o grande continente asiático. Que possa enriquecer a Humanidade com a sua sabedoria milenar e a Igreja presente nestes países se revista de um novo ardor missionário, para que muitos possam acolher a salvação que nos vem da fé.

21. Não deixeis faltar, Senhor, à vossa Igreja, homens e mulheres que se consagrem à vocação missionária e se disponham a partir para aqueles lugares e contextos onde os quiseres enviar. 

20. Pelos doentes e idosos. Ajuda-os, Senhor, a sentirem a grandeza e a fecundidade da sua missão na Igreja e no mundo e confortai-os com a doçura da Vossa presença.

19. Nós vos suplicamos pelos cristãos que, em tantas partes do mundo, são perseguidos e mortos por causa da sua fé. Enviai-lhes, Senhor, a abundância do Vosso Espírito para que não desfaleçam nas provações e encontrem na oração e na caridade de toda a Igreja o ânimo de que tanto necessitam.

18. Por intercessão de São Lucas, que se empenhou em legar à Igreja o Evangelho e os Atos dos Apóstolos para sua edificação fazei, Senhor, que a Vossa Palavra habite em nós como a semente habita na terra, nela germinando e produzindo abundantes frutos de boas obras.

17. Nós te pedimos, Senhor, pelos milhões de homens e mulheres que vivem o drama da pobreza, abaixo do limiar da dignidade humana, enquanto que tantos outros sofrem as doenças próprias dos excessos das sociedades abastadas. Que todos nos empenhemos na erradicação da pobreza através de gestos concretos de solidariedade e de renúncia.

16. Que a intercessão de Santa Margarida Maria Alacoque torne o nosso coração cada vez mais semelhante ao Coração de Jesus, permanentemente aberto aos irmãos e sempre capaz de se compadecer e perdoar.

15. Neste dia de Santa Teresa de Ávila nós te pedimos, Senhor, pelas mulheres a quem chamaste a serem, na vida consagrada, um sinal muito especial da Vossa Aliança. Que elas sejam neste mundo, com a sua oração, caridade e entrega missionária, luzeiros brilhando no meio das trevas.

14. Pelos noivos cristãos que se preparam para se consagrarem no sacramento do matrimónio. Concedei-lhes, Senhor, o dom da fidelidade e de uma vida longa no amor e na ternura, sendo um para o outro e ambos para os filhos, um seguro caminho para Vós.

13. Trazei, Senhor, a paz aos povos e regiões marcados pelos horrores da violência e do ódio. E não permitais que o nosso coração se endureça pela indiferença e banalização de tantas manifestações de sofrimento humano.

12. Concedei, Senhor, aos povos de África a prosperidade e a paz. Que a Igreja presente neste continente seja verdadeiramente profética não só através do anúncio da Palavra de Deus mas, também, pela ousadia de gestos eficazes de solidariedade e de promoção humana e social.

11. Concedei-nos, Senhor, um olhar semelhante ao Vosso, capaz de se compadecer das misérias e fraquezas dos homens, nossos irmãos, antes de os julgarmos e condenarmos.

10. Fortalecei, Senhor, a fé dos nossos jovens. Que eles Vos procurem sempre na oração, afim de serem testemunhas corajosas e felizes do vosso Amor junto dos outros jovens, na família, na sua escola e nos ambientes juvenis que frequentam.

9. Nós vos pedimos, Senhor, por todos os homens e mulheres que consagram a sua vida ao serviço dos irmãos nas diversas instituições de cariz social. Que, cuidando dos mais frágeis e abandonados, acreditem que é o próprio Senhor a quem servem.

8. Dai, Senhor, aos nossos catequistas, o ânimo espiritual e a força do testemunho necessários para incendiar nos corações das crianças e dos adolescentes aquele amor a Jesus que encha de sentido as suas vidas.

7. Que a Vossa e nossa Mãe, Maria Santíssima, nos ensine os caminhos da humildade e do serviço, a partir da escuta e da obediência à Vontade do Pai, e nos encha da caridade com que prontamente se pôs a caminho para estar com santa Isabel.

6. Trazei, Senhor, ao coração dos nossos governantes desejos sinceros em ordem ao bem comum, para que seja promovida uma sociedade mais justa e humana, respeitadora da dignidade de cada ser humano.

5. Nós te pedimos, Senhor, pelas vítimas do desemprego e da precariedade laboral. Abri para eles horizontes de dignidade que passem pelo trabalho tão necessário à realização pessoal e ao sustento das famílias.

4. Nós Vos pedimos, Senhor, pelo Papa Francisco, dádiva da Vossa ternura à Igreja e ao Mundo, para que encontre sempre em Vós a sua força e o seu amparo de modo a que possa conduzir a barca da Igreja pelas águas conturbadas destes novos tempos.

3. Senhor Jesus, enviai o Espírito de Sabedoria a quantos se dedicam à nobre missão do ensino e da educação das novas gerações. Que sejam verdadeiros mestres na escola da vida e não meros transmissores de matérias escolares, e se empenhem totalmente na edificação do Bem e da Verdade. 

2. Nós vos pedimos, Senhor, pelos mais indefesos da nossa sociedade: as crianças ainda não nascidas e os doentes em fase terminal, os excluídos da sociedade, os sem abrigo, os exilados. Que os anjos da sua guarda sejam portadores do Vosso conforto e os da nossa guarda nos despertem para a prática das boas obras.

1. Concedei, Senhor, à vossa Igreja a graça de viver este mês de Outubro em verdadeiro espírito missionário, na oração, na reflexão e na ação, de modo que, à imagem de santa Teresa do Menino Jesus, padroeira das missões, tenhamos o nosso coração sempre em Deus e neste mundo que Ele tanto ama e ao qual nos envia.



  • Dia Mundial das Missões: tema e propostas para 2013 > > >



Outubro Missionário 2013 — Dia Mundial das Missões
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 1.10.13 | 2 comentários
2 comentários:
  1. Obrigado por compartilhar. É muito difícil encontrar coisas assim na rede, abraços.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado César Paulo pelo comentário. Queremos que seja um «laboratório» onde cada um possa encontrar contributos para as suas experiências de fé.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo