PREPARAR O DOMINGO: Corpo e Sangue de Jesus Cristo

2 DE JUNHO DE 2013

Fachadas de moradias individuais ou de prédios: que vida se esconde atrás delas? Risos e choros, famílias e celibatários, espaços habitados e espaços vazios... Ao contemplar as fachadas, volta-te para aquele que vê no segredo e pede-lhe que manifeste a sua presença naquela morada.

Em casa
O relato da multiplicação dos pães é uma bela ocasião para redescobrir o sentido da bênção do pão à mesa. No início da refeição, antes de partir ou cortar o pão pela primeira vez, faz um sinal da cruz com a mão ou com a faca. Se há uma oração de bênção, o gesto pode ser feito em silêncio. Se não há, então pode ser acompanhado por uma oração. Este gesto simples recorda a presença de Cristo que se deu a conhecer aos discípulos à mesa, na aldeia de Emaús (Lucas 24, 13-35). Coloca-nos também em comunhão com todos os nossos irmãos judeus que partilham connosco este gesto simples de bênção.



Dai-lhes vós de comer

Que bem, Jesus! Embora pudesse saciar sozinho a multidão que o escuta e segue durante todo o dia, coloca os discípulos em destaque na cena. Como se pudessem, sozinhos, fazer milagres!
Que bem, Jesus! Ele não entra em pânico quando percebe que os discípulos não têm mais do que cinco pães e dois peixes para alimentar a multidão inteira. Não desespera. Tem até a coragem de agradecer a Deus o «tão pouco» que dá. Ergue os olhos ao céu sem soltar um lamento ou um protesto!
Que bem, Jesus! Quando multiplica, multiplica! Não tem medo que haja sobras, e em quantidade. Como se tivesse a certeza de que um dia o mundo inteiro pudesse ser alimentado pela sua presença.
Que bem, Igreja! Com esta passagem evangélica, ela recorda-nos que Jesus se dá a nós em alimento através do seu Corpo e do seu Sangue, para que possamos dar, em contrapartida, o «tão pouco» de nós mesmos ao mundo.
Vertiginoso? Não.
Miraculoso? Também não.
Evangélico? Certamente.

Thierry Lamboley, jesuíta



  • Reflexão diária a partir do evangelho > > >
© www.versdimanche.com
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2013

Corpo e Sangue de Jesus Cristo: pães e peixes

Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 29.5.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo