— Oração para o tempo da Quaresma —

Esta oração consta de duas partes: a primeira (I) é comum a todos os dias da Quaresma; na segunda parte (II), segue-se, em cada dia, a oração própria dessa semana.

I. Oração introdutória para todos os domingos


Espírito Divino, Tu és o Deus da caminhada,
que apontas o rumo e dás força aos nossos passos.
Pela tua mão, quero percorrer esta Quaresma 
que leva à Páscoa de Jesus e ao teu Pentecostes. 
Quero aprender a sair e passar de mim para Deus, 
como etapa da minha Páscoa definitiva.

Nesta Quaresma, abre-se de novo à Igreja o caminho do Êxodo 
e é-lhe dada a graça de percorrer, em clima de deserto, 
o itinerário para a luz pascal, seguindo os passos de Cristo, 
mestre e exemplo da humanidade reconciliada no amor do Pai.
De coração contrito e humilhado,
quero atualizar, com a minha comunidade de fé, 
a consciência e a responsabilidade em fazer parte deste povo da aliança: 
cantando o louvor de Deus, ouvindo a sua Palavra
e vivendo a experiência dos seus prodígios. 

Ouço a profecia de Isaías, que diz: 
«Não vos lembreis mais dos acontecimentos passados;
não presteis atenção às coisas antigas.
Olhai: vou realizar uma coisa nova, que já começa a aparecer; não a vedes?
Vou abrir um caminho no deserto, fazer brotar rios na terra árida.» 

Porque Tu renovas todas as coisas, 
não quero apenas recordar os prodígios do passado,
mas abrir-me ao futuro e celebrar os sinais de Esperança
que hoje acontecem na Igreja e no mundo. 


II. Oração a partir do evangelho de cada domingo


Primeira semana — Lucas 4, 1-13 
Espírito Santo,
pelo Baptismo também fui cheio de Ti, como Jesus:
conduz-me, com Ele, ao DESERTO do meu interior,
para aí fazer silêncio, ouvir a Palavra de Deus,
vencer as tentações do ter e do poder,
— e me dispor a ser o que for da vontade do Pai.
Espírito de Santidade,
conduz-me no itinerário para a luz pascal.

Segunda semana — Lucas 9, 28b-36
Espírito Santo, 
conduz-me com Jesus ao MONTE para orar,
tomar consciência da minha vocação de filho de Deus
— e regressar à vida com a luz da ressurreição 
a dar sentido ao meu empenhamento 
na transformação do mundo.
Espírito de Santidade,
conduz-me no itinerário para a luz pascal.

Terceira semana — Lucas 13, 1-9
Espírito Santo, 
dispõe-me a ouvir o apelo de Jesus
ao arrependimento e à CONVERSÃO, aproveitando bem
a oportunidade deste tempo de salvação
para atuar os dons da tua graça na minha vida;
— e a ter sede da sua água viva, como a Samaritana,
que se transforme numa fonte a jorrar, em mim, 
para a vida eterna. 
Espírito de Santidade,
conduz-me no itinerário para a luz pascal.

Quarta semana — Lucas 15, 1-3.11-32
Espírito Santo, 
faz-me regressar a Deus, como o FILHO PRÓDIGO, 
sem temer o assédio dos antigos colegas de vício
nem as atitudes recriminatórias dos familiares...
— unicamente porque o Pai me ama, 
e eu lhe devo essa alegria
como a todos os que se empenharam no meu regresso.
Espírito de Santidade,
conduz-me no itinerário para a luz pascal.

Quinta semana — João 8, 1-11
Espírito Santo, 
ensina-me a não ser tropeço nem juiz de ninguém; 
— mas, reconhecendo o meu próprio pecado,
saiba conduzir PECADORES a Jesus, 
para que Ele os perdoe e ajude a não tornarem a pecar. 
Espírito de Santidade,
conduz-me no itinerário para a luz pascal.

Sexta semana — Lucas 19, 28-40; Lucas 22, 14 — 23, 56
Espírito Santo, 
deixa-me entrar com Jesus, em Jerusalém,
para O aclamar como o Rei que vem em nome do Senhor
instaurar a paz e dar glória a Deus,
e para Ele purificar o meu TEMPLO da religião sem fé
e da fé interesseira sem amor nem obras;
— para que, assim purificado, 
possa tomar parte com Ele à mesa da Páscoa, 
aceitar, com Ele, as dores e provações de discípulo
e entregar a minha vida nas mãos do Pai.
Espírito de Santidade,
conduz-me no itinerário para a luz pascal.

© Lopes Morgado
«Vem Espírito de Vida!», Difusora Bíblica 1997, 79-81


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 13.2.13 | Sem comentários
Categorias: ,
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo