PREPARAR O DOMINGO OITAVO DE PÁSCOA — PENTECOSTES
Tanto o livro dos Atos dos Apóstolos (primeira leitura) como o evangelho do oitavo domingo de Páscoa (Ano A) mostram-nos a primeira comunidade de seguidores de Jesus como um grupo e gente com medo: fechados e temerosos. Um acontecimento novo vai mudar essencialmente a situação. A vinda do Espírito Santo converterá o medo em paz, em alegria, em generosidade no perdão, em ousadia na pregação, na utilização de uma linguagem compreendida por todos... É a resposta de Jesus à sua promessa de nunca nos deixar sozinhos.
Pentecostes é um grito de esperança, de unidade, de audácia sadia. O Espírito reparte os seus dons — também hoje — para o bem comum: da comunidade eclesial e da sociedade em geral (segunda leitura). Todos e cada um/a somos chamados a participar deste festival do Espírito.
Não podemos ignorar este chamamento pessoal e, sobretudo, eclesial de colocar todos os nossos dons — pelo facto de ser dons, recebidos — a trabalhar, abandonando medos que já não fazem sentido. O Evangelho de Jesus é «Boa Nova» para a Humanidade, para todos. A sua mensagem, a sua maneira de entender as relações humanas e a relação com Deus é o melhor que o mundo pode imaginar. E não estamos sozinhos nesta tarefa.
© Javier Velasco-Arias
© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor
Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé