PREPARAR O DOMINGO TERCEIRO
As circunstâncias violentas da prisão de João Batista levaram Jesus a estabelecer-se «em Cafarnaum, terra à beira-mar» (na Galileia). Deus também se serve das injustiças humanas para tornar possível o seu plano salvífico. Dizia Santa Teresa de Jesus: «Deus escreve direito por linhas tortas».
A primeira pregação de Jesus e os primeiros relatos da vocação são apresentados pelo evangelista neste contexto. Jesus chama à conversão, à mudança de vida, «porque está próximo o reino dos Céus»: uma situação nova exige uma atitude nova. A Boa Notícia do Reino implica a libertação do mal, de todo o mal, de todas as injustiças; significa estar atento e envolver-se nas necessidades do próximo, nas «doenças e enfermidades» do povo, «curando-as» a exemplo do Mestre. Para isso, Jesus chama os seus primeiros seguidores: Simão, André, Tiago, João...; como nos chama a cada um e cada uma de nós. É um convite a pregar, a viver, a testemunhar a proximidade do Reino de Deus, no qual não haverá mais injustiça, onde será respeitada a dignidade de todos e de cada um e cada uma, onde todos serão irmãos e irmãs, filhos e filhas do mesmo Pai comum. Eles «deixaram [barca, família, ocupações, etc.] e seguiram-n'O». Que estou disposto a deixar para tornar possível a proximidade do Reino?
© Javier Velasco-Arias
© La Biblia compartida — blogue de Javier Velasco-Arias y Quique Fernández
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor
- Rezar o domingo a partir da evangelho: Mateus 4, 12-23 > > >
Javier Velasco-Arias, nasceu no ano de 1956, em Medina del Campo (Espanha); atualmente, vive em Barcelona (desde os onze anos de idade). É biblista, professor de Sagrada Escritura no «Instituto Superior de Ciências Religiosas de Barcelona» e no «Centro de Estudos Pastorais» das dioceses da Catalunha. É responsável e membro de várias associações bíblicas, em Espanha. Na área bíblica, é autor de diversas publicações, além de artigos de temas bíblicos em revistas especializadas e na internet.
Outros artigos publicados no Laboratório da fé