Dos Sermões de São Bernardo
Conhecemos uma tríplice vinda do Senhor. Entre a primeira e a última, há uma vinda intermédia. Aquelas duas são visíveis; mas esta, não. Na primeira, o Senhor apareceu na terra e conviveu com os homens; como Ele mesmo afirma, viram-n’O e não O quiseram receber. Na última, todo o homem verá a salvação do nosso Deus e contemplarão Aquele que trespassaram. A intermédia é oculta e só os eleitos a vêem em si mesmos, e por ela se salvam as suas almas. Na primeira, o Senhor veio revestido da nossa fraqueza humana; na intermédia, vem espiritualmente, manifestando o poder da sua graça; na última, virá com todo o esplendor da sua glória.
A vinda intermédia é, portanto, como que uma estrada que nos leva da primeira à última: na primeira, Cristo foi a nossa redenção; na última, aparecerá como nossa vida; na intermédia, é nosso descanso e consolação. E, para que ninguém pense que é pura fantasia o que dizemos acerca desta vinda intermédia, ouvi o mesmo Senhor: Se alguém Me ama, guardará as minhas palavras, meu Pai o amará e Nós viremos a ele. Lê-se também noutro lugar: O que teme a Deus praticará o bem. Penso que daquele que ama se diz mais: guardará a palavra de Deus. E onde se deve guardar? Sem dúvida alguma no coração, como diz o Profeta: Guardei a vossa palavra em meu coração, para não pecar contra Vós.
Guarda, também tu, a palavra de Deus, porque são bem-aventurados os que a guardam; guarda-a de tal modo que ela entre no mais íntimo da tua alma e penetre em todos os teus sentimentos e costumes. Alimenta-te deste bem e tua alma deleitar-se-á na abundância. Não te esqueças de comer o teu pão, não suceda que desfaleça o teu coração; pelo contrário, sacia a tua alma com este manjar delicioso.
Se assim guardares a palavra de Deus, certamente ela te guardará a ti. Virá a ti o Filho em companhia do Pai, virá o grande Profeta que reedificará Jerusalém e renovará todas as coisas. Tal será a eficácia desta vinda: Assim como trazemos em nós a imagem do homem terreno, procuremos também trazer em nós a imagem do homem celeste; e, assim como o velho Adão se propagou por toda a humanidade e atingiu o homem todo, assim agora é preciso que Cristo seja o Senhor do homem todo, porque Ele o criou, o redimiu e o glorificará.