VIVER O DOMINGO: ao ritmo da liturgia
Primeira semana de Advento
Uma luz que ilumina a vida
Eis o tempo de Advento: para salvar o seu povo, Deus há de vir, a sua chegada está próxima. Em Jesus Cristo realiza-se a promessa da salvação. E a palavra de Deus faz-nos viver todas as etapas, desde o profeta Isaías, que revela a esperança do seu povo e anuncia a paz, até à vinda do próprio Senhor Jesus Cristo, no final dos tempos, quando tudo atingirá a plenitude.Já compreendemos o significado profundo deste tempo do Ano Litúrgico?
O Advento é uma oportunidade para nos deixarmos iluminar (DOMINGO: «Caminhemos à luz do Senhor») pela «luz da fé». É um apelo a voltarmo-nos resolutamente para a realização do Reino (SEGUNDA: «Serão todos inscritos para a vida»), acolhendo a Luz que se levanta (TERÇA: «Como bandeira dos povos») e cantando a alegria (QUARTA: «Alegremo-nos e rejubilemos») da nossa fé.
O Advento é um tempo para nos confrontarmos com a «qualidade» da nossa confiança em Deus (QUINTA: «Confiai sempre no Senhor»). A confiança (fé) tem de ser sempre acompanhada pela alegria (SEXTA: «Os humildes alegrar-se-ão cada vez mais no Senhor») da vida, alicerçada na certeza de que Deus não nos abandona (SÁBADO: «O Senhor terá compaixão de ti»). Deus permanece ativo para nos fazer passar das trevas à luz.
A primeira semana de Advento é dedicada à análise das nossas rotinas: na fé, nos costumes, na moral, nas devoções… Iniciamos o Advento apoiados na luz do Senhor. Uma luz que ilumina a vida familiar, a educação dos filhos, a relação com os companheiros de trabalho, as tarefas domésticas, as responsabilidades sociais, o serviço aos outros… Neste Advento, o que vou fazer para caminhar «à luz do Senhor»?