CELEBRAR O DOMINGO PRIMEIRO DE ADVENTO

UMA LITURGIA SIMPLES E BELA

Apresentamos algumas sugestões para concretizar o fruto esperado deste ano pastoral: «uma liturgia simples e bela, sinal da comunhão entre Deus e os seres humanos».



Despertar a fé

Iniciar um novo tempo de Advento é uma oportunidade para despertar a nossa fé. Trata-se de um tempo propício para acolher o Senhor que vem iluminar as nossas vidas. Que não passe em vão! A propósito do primeiro domingo de Advento — e do novo ano litúrgico que inauguramos — pode ser útil fazer um pequeno programa pessoal, familiar ou comunitário, das atividades a realizar até ao Natal. Olhar atentamente a realidade para para descobrir os sinais da presença de Deus; aumentar o tempo e a qualidade da oração; ações concretas de serviço aos outros. Não se trata de fazer propósitos espetaculares, mas ter maior confiança em Deus, que pode e quer fazer grandes coisas na nossa pequenez.



Arte de celebrar

COROA DE ADVENTO. É já um costume acender quatro velas ao longo dos domingos de Advento. Várias regiões reivindicam a origem deste costume. As velas podem estar colocadas sobre uma coroa, a coroa de Advento, ou colocadas numa outra disposição, nas igrejas e/ou nas casas. As quatro velas não só ajudam a perceber a progressão das quatro semanas deste tempo que prepara para o Natal, como também simbolizam a luz que Jesus Cristo vem trazer ao nosso mundo e que fortalece a esperança da sua vinda. Em cada semana, a nova vela é acesa no momento mais oportuno: no início, durante ou no final da celebração: este gesto pode ser acompanhado por um breve comentário e/ou cântico.



Fé celebrada com a comunidade


  • «Caminhemos à luz do Senhor»! — é a temática proposta para acompanhar a celebração e vivência deste novo tempo de Advento, apoiada nos textos bíblicos da primeira leitura (Isaías). Com o primeiro domingo de Advento somos convidados a iniciar o caminho para Jesus Cristo, luz do mundo. A procissão de entrada pode ajudar a interiorizar esta caminhada. Um mesmo rito pode acompanhar os quatro domingos: entrada em silêncio; breve paragem no meio da assembleia; proclamação da frase-chave de cada domingo; cântico de entrada. Além disso, pode-se afixar um cartaz com o tema proposto, se possível ilustrado com uma bela imagem.
  • Primeira vela de Advento. Após a primeira leitura, acende-se a primeira vela, acompanhada por um breve comentário: «O profeta Isaías acompanha-nos ao longo deste tempo de Advento. Hoje, revela-nos a esperança do seu povo; e insere-nos no caminho que leva até à luz. Caminhemos à luz do Senhor!».




Fé celebrada com a catequese

O início de um novo Ano Litúrgico, em contexto temático da fé celebrada, é uma bela oportunidade para ajudar a perceber a dinâmica anual do ciclo litúrgico. Existem vários subsídios disponíveis com ilustrações do Ano Litúrgico (por exemplo, a proposta da editora «Paulus» nos materiais associados ao projeto «YOUCAT») e dinâmicas (por exemplo, a catequese «Todos juntos, todos os anos» do projeto «Nascer de novo» da editora Paulinas) que possibilitam uma compreensão mais profunda da celebração da fé ao ritmo do Ano Litúrgico. A terminar, distribuiu-se por todos um «postal» com o esquema do Ano Litúrgico.

© Laboratório da fé, 2013



  • Rezar o domingo > > >
  • Preparar o domingo > > >


Celebrar o domingo primeiro de Advento (Ano A), no Laboratório da fé, 2013
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 30.11.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo