Carta encíclica sobre a fé [35]
A luz da fé em Jesus ilumina também o caminho de todos aqueles que procuram a Deus e oferece a contribuição própria do cristianismo para o diálogo com os seguidores das diferentes religiões. A Carta aos Hebreus fala-nos do testemunho dos justos que, antes da Aliança com Abraão, já procuravam a Deus com fé; lá se diz, a propósito de Henoc, que «tinha agradado a Deus», sendo isso impossível sem a fé, porque «quem se aproxima de Deus tem de acreditar que Ele existe e recompensa aqueles que O procuram» (Hebreus 11, 5.6). Deste modo, é possível compreender que o caminho do ser humano religioso passa pela confissão de um Deus que cuida dele e que Se pode encontrar. Que outra recompensa poderia Deus oferecer àqueles que O buscam, senão deixar-Se encontrar a Si mesmo? Ainda antes de Henoc, encontramos a figura de Abel, de quem se louva igualmente a fé, em virtude da qual foram agradáveis a Deus os seus dons, a oferenda dos primogénitos dos seus rebanhos (cf. Hebreus 11, 4). O humano religioso procura reconhecer os sinais de Deus nas experiências diárias da sua vida, no ciclo das estações, na fecundidade da terra e em todo o movimento do universo. Deus é luminoso, podendo ser encontrado também por aqueles que O buscam de coração sincero.
Imagem desta busca são os Magos, guiados pela estrela até Belém (cf. Mateus 2, 1-12). A luz de Deus mostrou-se-lhes como caminho, como estrela que os guia ao longo duma estrada a descobrir. Deste modo, a estrela fala da paciência de Deus com os nossos olhos, que devem habituar-se ao seu fulgor. Encontrando-se a caminho, o ser humano religioso deve estar pronto a deixar-se guiar, a sair de si mesmo para encontrar o Deus que não cessa de nos surpreender. Este respeito de Deus pelos olhos do ser humano mostra-nos que, quando o humano se aproxima d’Ele, a luz humana não se dissolve na imensidão luminosa de Deus, como se fosse um estrela absorvida pela aurora, mas torna-se tanto mais brilhante quanto mais perto fica do fogo gerador, como um espelho que reflete o resplendor. A confissão de Jesus, único Salvador, afirma que toda a luz de Deus se concentrou n’Ele, na sua «vida luminosa», em que se revela a origem e a consumação da história [31]. Não há nenhuma experiência humana, nenhum itinerário do humano para Deus que não possa ser acolhido, iluminado e purificado por esta luz. Quanto mais o cristão penetrar no círculo aberto pela luz de Cristo, tanto mais será capaz de compreender e acompanhar o caminho de cada ser humano para Deus.
Configurando-se como caminho, a fé tem a ver também com a vida dos homens e mulheres que, apesar de não acreditar, desejam-no fazer e não cessam de procurar. Na medida em que se abrem, de coração sincero, ao amor e se põem a caminho com a luz que conseguem captar, já vivem — sem o saber — no caminho para a fé: procuram agir como se Deus existisse, seja porque reconhecem a sua importância para encontrar diretrizes firmes na vida comum, seja porque sentem o desejo de luz no meio da escuridão, seja ainda porque, notando como é grande e bela a vida, intuem que a presença de Deus ainda a tornaria maior. Santo Ireneu de Lião refere que Abraão, antes de ouvir a voz de Deus, já O procurava «com o desejo ardente do seu coração» e «percorria todo o mundo, perguntando-se onde pudesse estar Deus», até que «Deus teve piedade daquele que, sozinho, O procurava no silêncio» [32]. Quem se põe a caminho para praticar o bem, já se aproxima de Deus, já está sustentado pela sua ajuda, porque é próprio da dinâmica da luz divina iluminar os nossos olhos, quando caminhamos para a plenitude do amor.
[31] Cf. Congr. para a Doutrina da Fé, Decl. Dominus Iesus (6 de Agosto de 2000), 15: AAS 92 (2000), 756
[32] Demonstratio apostolicae praedicationis, 24: SC 406, 117
[32] Demonstratio apostolicae praedicationis, 24: SC 406, 117
A luz da fé [Carta Encíclica sobre a fé - «Lumen Fidei»]
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- A luz da fé em Jesus Cristo ilumina também os que procuram Deus
- A luz da fé em Jesus Cristo contribui para o diálogo entre as religiões
- O caminho religioso passa pela confissão de um Deus que cuida do ser humano
- O caminho religioso passa pela confissão de um Deus que se pode encontrar
- O humano religioso procura reconhecer os sinais de Deus nas experiências diárias
- O humano religioso procura reconhecer os sinais de Deus no ciclo das estações
- O humano religioso procura reconhecer os sinais de Deus na fecundidade da terra
- O humano religioso procura reconhecer os sinais de Deus em todo o universo
- Deus é luminoso
- Deus pode ser encontrado por aqueles que O buscam de coração sincero
- Os Magos são um exemplo da procura humana de Deus
- Os Magos são um exemplo de que Deus se deixa encontrar
- A estrela dos Magos fala da paciência de Deus com os nossos olhos
- O ser humano religioso tem de estar pronto a deixar-se guiar
- O ser humano religioso tem de estar pronto a sair de si mesmo para encontrar Deus
- A luz humana não se dissolve na imensidão luminosa de Deus
- A luz humana torna-se mais brilhante quanto mais se aproxima de Deus
- Qualquer itinerário religioso pode ser acolhido pela luz de Jesus Cristo
- Qualquer itinerário religioso pode ser iluminado pela luz de Jesus Cristo
- Qualquer itinerário religioso pode ser purificado pela luz de Jesus Cristo
- A fé também se relaciona com a vida dos seres humanos que andam à procura de Deus
- O caminho para a fé está presente naqueles que procuram agir como se Deus existisse
- O caminho para a fé está presente naqueles que procuram diretrizes firmes na vida
- O caminho para a fé está presente naqueles que sentem o desejo de luz na escuridão
- O caminho para a fé está presente naqueles que apreciam a grandeza e a beleza da vida
- Quem se põe a caminho para praticar o bem já se aproxima de Deus
- Que relação existe entre a luz da fé e aqueles que andam à procuram de Deus?
- Qual é a atitude do ser humano religioso?
- Que relação existe entre a luz humana e a luz de Deus?
- Porque é que os Magos simbolizam a procura de Deus?
- A luz de Jesus Cristo pode iluminar qualquer itinerário religioso?
- Onde é que se torna presente o caminho da fé?
© Laboratório da fé, 2013