Carta encíclica sobre a fé [10]
A Abraão pede-se para se confiar a esta Palavra. A fé compreende que a palavra — uma realidade aparentemente efémera e passageira —, quando é pronunciada pelo Deus fiel, torna-se no que de mais seguro e inabalável possa haver, possibilitando a continuidade do nosso caminho no tempo. A fé acolhe esta Palavra como rocha segura, sobre a qual se pode construir com alicerces firmes. Por isso, na Bíblia hebraica, a fé é indicada pela palavra «‘emûnah», que deriva do verbo «‘amàn», cuja raiz significa «sustentar». O termo «‘emûnah» tanto pode significar a fidelidade de Deus como a fé do ser humano. O ser humano fiel recebe a sua força do confiar-se nas mãos do Deus fiel. Jogando com dois significados da palavra — presentes tanto no termo grego «pistós» como no correspondente latino «fidelis» –, São Cirilo de Jerusalém exaltará a dignidade do cristão, que recebe o mesmo nome de Deus: ambos são chamados «fiéis» [8]. E Santo Agostinho explica-o assim: «O homem fiel é aquele que crê no Deus que promete; o Deus fiel é aquele que concede o que prometeu ao homem» [9].
[8] Cf. Catechesis, V, 1: PG 33, 505A
[9] Enarratio in Psalmum, 32, II, s. I, 9: PL 36, 284
A luz da fé [Carta Encíclica sobre a fé - «Lumen Fidei»]
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- Abraão acolhe a Palavra (de Deus) com confiança
- Abraão acolhe a Palavra (de Deus) como uma rocha segura
- Em hebraico, a «fé» está relacionada com o termo «sustentar»
- A fé pode exprimir uma dupla fidelidade: de Deus e do ser humano
- A fé, para mim, está relacionada com a confiança? Porquê?
- A Palavra de Deus, na minha vida, é uma rocha segura?
- Porque é que os hebreus associam a fé com o termo «sustentar»?
- Deus também tem fé?
© Laboratório da fé, 2013