PREPARAR O DOMINGO: décimo segundo domingo

23 DE JUNHO DE 2013

Há fontanários, jatos de água, cascatas, ribeiros ou rios, cursos de água, mas também chuva e tempestades... a água aparece e move-se de mil e uma formas. Escuta a água a correr ou a cair, saborea a sua frescura quando está calor ou refresca-te durante um passeio, intercede junto do Pai para que os cidadãos descubram um dia a fonte da verdadeira vida.

Em casa
Por que não fazer esta semana o jogo da adivinha: «Para vós, quem sou eu?». Em família, com os amigos ou sozinho, encontrar tempo para responder, diariamente, a um tema diferente: «Quem sou eu, nos momentos de alegria e de felicidade?»; «Quem sou eu, nos momentos de dúvida?»; «Quem sou eu, nos momentos inesperados?»; «Quem sou eu, nos momentos de sofrimento?»... e assim, sucessivamente, para fazer memória da nossa vida. Escreve num caderno ou num papel que podes colocar no «espaço» de oração em casa, para oferecer ao Senhor, no domingo, esta cesta de frutos que é a nossa vida e dizer-lhe obrigado.



Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo

Muitas vezes, Jesus reza sozinho. Regularmente, retira-se para se concentrar no Pai e lhe rezar em segredo. Que belo segredo vai partilhar com os seus discípulos!
Ele confia neles ao confirmar que é o Messias, como também confia em nós, diariamente, ao dizer-nos incansavelmente tanto nos momentos de alegria como nos momentos de tristeza ou dificuldade: «Sim, eu sou o Messias».
E não se trata de dar uma no cravo e outra na ferradura, quando diz depois: «Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo». À partida, não é nada fácil escutar esta frase. Não será que ele conhece bem as nossas vicissitudes, as coisas a que nos apegamos e que como nos fechamos em nós mesmos?
É claro como a água: para seguir Jesus, não se pode fazer outra coisa senão renunciar a si mesmo. Certamente que já fizemos a experiência. Uma experiência maravilhosa, fabulosa, que nos ilumina e nos faz sair de nós mesmos para acolher o Amor; um Amor que dilata e abre ainda um pouco mais o nosso coração. 
Não hesitemos. Caminhemos com amor seguindo Jesus esta semana.

Emmanuelle Huyghues Despointes



© www.versdimanche.com
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2013



  • Reflexão diária a partir do evangelho > > >
  • Notas exegéticas > > >
  • As perguntas de Jesus > > >
  • A confissão de Pedro > > >

Décimo segundo domingo, Ano C
Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 19.6.13 | Sem comentários
0 comentários:
Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo