Maria depois da Ascensão
Tendo sido do agrado de Deus não manifestar solenemente o mistério da salvação humana antes que viesse o Espírito prometido por Cristo, vemos que, antes do dia de Pentecostes, os Apóstolos «perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, Maria Mãe de Jesus e Seus irmãos» (Atos 1, 14), implorando Maria, com as suas orações, o dom daquele Espírito, que já sobre si descera na anunciação. Finalmente, a Virgem Imaculada, preservada imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma e exaltada por Deus como rainha, para assim se conformar mais plenamente com seu Filho, Senhor dos senhores (cf. Apocalipse 19, 16) e vencedor do pecado e da morte (Constituição Dogmática sobre a Igreja — «Lumen Gentium», 59).
Mistérios a partir do texto da «Lumen Gentium»
- PRIMEIRO MISTÉRIO: O ESPÍRITO PROMETIDO POR CRISTO
O tempo pascal é por excelência o tempo do Espírito Santo doado «sem medida» por Jesus crucificado e ressuscitado. Este tempo de graça concluir-se-á com a festa do Pentecostes, na qual a Igreja revive a efusão do Espírito sobre Maria e os Apóstolos reunidos em oração no Cenáculo. É o grande dom de Cristo Ressuscitado que abre a nossa mente e o nosso coração à fé em Jesus como o Filho enviado pelo Pai e que nos guia para a amizade e a comunhão com Deus (Francisco, Audiência Geral de 8 de maio de 2013).
- SEGUNDO MISTÉRIO: MARIA E OS APÓSTOLOS PERSEVERAM EM ORAÇÃO
Percorrendo o itinerário da vida da Virgem Maria, o II Concílio do Vaticano recorda a sua presença na comunidade que espera o Pentecostes. O Concílio sublinha expressamente a sua presença orante em vista da efusão do Paráclito: Ela implora «com as suas orações o dom do Espírito». Ela, plenamente consciente da importância da promessa de seu Filho aos discípulos, ajudava a comunidade a dispor-se bem para a vinda do «Paráclito» (
João Paulo II, Audiência Geral de 28 de maio de 1997).
- TERCEIRO MISTÉRIO: O ESPÍRITO SANTO DESCE SOBRE MARIA E OS APÓSTOLOS
O Espírito Santo cumula da plenitude dos seus dons a Virgem e os presentes, operando neles uma profunda transformação em vista da difusão da Boa Nova. À Mãe de Cristo e aos discípulos são concedidos nova força e novo dinamismo apostólico para o crescimento da Igreja. Em particular, a efusão do Espírito conduz Maria a exercer a sua maternidade espiritual de modo singular, através da sua presença cheia de caridade e do seu testemunho de fé (
João Paulo II, Audiência Geral de 28 de maio de 1997).
- QUARTO MISTÉRIO: MARIA FOI ELEVADA AO CÉU
O Novo Testamento, embora não afirme explicitamente a Assunção de Maria, oferece o seu fundamento porque põe bem em evidência a perfeita união da Santa Virgem com o destino de Jesus. Esta união, que se manifesta a partir da prodigiosa conceção do Salvador, na participação da Mãe na missão do Filho e, sobretudo, na associação ao sacrifício redentor, não pode deixar de exigir uma continuação depois da morte. Perfeitamente unida à vida e à obra salvífica de Jesus, Maria compartilha o Seu destino celeste (João Paulo II, Audiência Geral de 2 de julho de 1997).
- QUINTO MISTÉRIO: MARIA FOI EXALTADA POR DEUS COMO RAINHA
A partir do século V, quase no mesmo período em que o Concílio de Éfeso a proclama «Mãe de Deus», começa-se a atribuir a Maria o título de Rainha. Maria é a rainha que possui e exerce sobre o universo uma soberania, que lhe foi dada pelo seu próprio Filho. Longe de criar distância entre nós e Ela, o estado glorioso de Maria suscita uma aproximação contínua e solícita. Ela conhece tudo o que acontece na nossa existência e sustenta-nos com amor materno nas provas da vida (João Paulo II, Audiência Geral de 23 de julho de 1997).
Nesta semana da vida, peçamos a Maria que nos ajude a dar mais vida à nossa vida. Maria é a Mãe de todos os que renascem para a vida. Ela é verdadeiramente a Mãe da Vida que faz viver todos os homens; ao gerar a Vida, gerou de certo modo todos aqueles que haviam de viver dessa Vida (João Paulo II, Carta Encíclica «O Evangelho da Vida», 138).
- ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS > > >
- TEMA GERAL DO MÊS DE MARIA 2013 > > >
© Laboratório da fé, 2013