CELEBRAR O DOMINGO SEGUNDO

UMA LITURGIA SIMPLES E BELA

Apresentamos algumas sugestões para concretizar o fruto esperado deste ano pastoral: «uma liturgia simples e bela, sinal da comunhão entre Deus e os seres humanos».



O Servo é o Cordeiro de Deus

Este segundo domingo (Ano A) dá continuidade ao anterior (Batismo de Jesus). Este deveria ser o domingo das Bodas de Caná, o primeiro milagre realizado por Jesus Cristo (no evangelho segundo João). No entanto, porque se pretende que a Escritura seja apresentada com a maior abundância possível nas celebrações dominicais, manteve-se o texto das Bodas de Caná no Ano C enquanto que para os outros anos (A e B) foram escolhidos textos anteriores a esse acontecimento (no evangelho segundo João). Hoje, a Escritura continua o retrato traçado no domingo passado: é novamente um Servo, enquanto João Batista o designa como «Cordeio de Deus que tira o pecado do mundo». Entretanto, inicia-se a leitura (contínua) da Primeira Carta de Paulo aos Coríntios, que se vai prolongar por sete domingos.



Arte de celebrar

FILMAR A CELEBRAÇÃO. Felizmente, há quem passe muito tempo a preparar (bem) a celebração dominical da eucaristia. Mas dá-se menos importância à avaliação da mesma, à análise da forma como decorreram os momentos previstos para a celebração. Num tempo em que o material de vídeo é cada vez mais acessível e discreto, seria interessante, de tempos a tempos, filmar a celebração para serem visualizados em equipa, com um olhar, ao mesmo tempo, benévolo e exigente. Isto permite tomar consciência da forma como decorreram os momentos da celebração (os gestos realizados e as palavras pronunciadas). E todos juntos podem interrogar-se: como podemos ajudar (mais e melhor) a assembleia a rezar e a interiorizar o significado profundo dos ritos que compõem a celebração?



Fé celebrada com a comunidade

  • Saudação. «A graça e a paz de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco» — é a fórmula usada por Paulo (retirada da segunda leitura), bem oportuna para este domingo. 
  • Cordeiro de Deus. «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo» — proclama João Batista, proclama o presidente da celebração, antes da comunhão. O destaque deste momento pode ser dado pelo cântico dessa aclamação (sem confundir com o momento da paz), com a realização cuidada do gesto da fração do pão (este foi a primeira expressão usada para designar a eucaristia), com a proclamação solene feita pelo presidente (acompanhada pela elevação da hóstia e do cálice).
  •  Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. «Estará Cristo dividido?» — questiona o tema proposto para este ano, uma frase retirada da Primeira Carta de Paulo aos Coríntios (1, 13). Este domingo (dentro da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos: 18 a 25 de janeiro) podem destacar-se as diversas confissões cristãs, com particular referência (se as houver) às que estão presentes no território da comunidade paroquial. Convém não esquecer esta intenção na oração universal dos fiéis, até porque para muitos é a única ocasião para rezar, em comunidade, por este tema.



Fé celebrada com a catequese

O contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos proporciona o aprofundamento da temática ecuménica: dar a conhecer as várias confissões cristãs (as crianças podem ser desafiadas a fazer uma pesquisa na internet ou na biblioteca), apresentar o contexto histórico e doutrinal das divisões entre os cristãos, destacar a importância da unidade (e da comunhão), rezar por todos os cristãos. Também pode ser útil valorizar o tema da «luz da fé», como testemunho da unidade da salvação em Jesus Cristo (seguindo os textos de Isaías e do evangelho segundo João).

© Laboratório da fé, 2014

Celebrar o domingo segundo (Ano A), no Laboratório da fé, 2014


Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 18.1.14 | comentários
1 comentário:
  1. ADVERTÊNCIA AOS LOBOS QUE SE TRAVESTEM DE CORDEIROS PARA DIZIMAR O
    REBAHO ENTRE CRISTÃOS CONSCIENTES:
    (JB.1.29)- Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo: (MT.15.10)- Ouvi e entendei: (JR.11.19)– Eu era como um manso cordeiro que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam contra mim, dizendo: (MT.10.16)– Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas: (MT.7.15) – Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores; (IS.9.16) -porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são dirigidos, são devorados: (1Rs.22.17) - Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não tem Pastor; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: (AP.12.11) - Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: (OS.4.6) - O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento; porque tu sacerdote rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim, visto que esqueceste da lei do teu Deus, também eu esquecerei de teus filhos. (1SM.2.35) - Então suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente, edificar-lhe-ei uma casa estável, e andará Ele diante do meu ungido para sempre. (ML.3.18)– Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não serve: (MC.6.15)- É profeta como um dos profetas, (AT.15.23) - escrevendo por mão deles: (LC.17.30) – Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar: (JÓ.12.16) – Com Ele está a força e a sabedoria (RM.2.6) – que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento. (1CO.10.12) – Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia; (JÓ.19.25) – porque eu sei que o meu redentor vive e por fim se levantará sobre a terra: (IS.44.28) – Ele é meu Pastor e cumprirá tudo que me apraz: (HB.12.25) – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (EZ.18.32) – porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto convertei e vivei. (1PE.4.8) – Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros; porque o amor cobre multidão de pecados.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo