PREPARAR O DOMINGO DA APRESENTAÇÃO DE JESUS

2 DE FEVEREIRO DE 2014


Malaquias 3, 1-4

Assim fala o Senhor Deus: «Vou enviar o meu mensageiro, para preparar o caminho diante de Mim. Imediatamente entrará no seu templo o Senhor a quem buscais, o Anjo da Aliança por quem suspirais. Ele aí vem – diz o Senhor do Universo –. Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda, quem resistirá quando Ele aparecer? Ele é como o fogo do fundidor e como a lixívia dos lavandeiros. Sentar-Se-á para fundir e purificar: purificará os filhos de Levi, como se purifica o ouro e a prata, e eles serão para o Senhor  os que apresentam a oblação segundo a justiça. Então a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora.



Entrará no seu templo o Senhor a quem buscais


Malaquias significa «o meu mensageiro». O seu livro é o último do conjunto dos doze profetas menores. A sua mensagem situa-se numa época difícil para o povo de Israel: depois do regresso do exílio na Babilónia e da reconstrução do templo de Jerusalém. O povo vive numa situação de desânimo muito grande. Neste contexto, Malaquias é uma voz poderosa: anuncia que, precedido por um mensageiro, o Senhor chegará e porá em causa todas as rotinas a que o povo e os responsáveis em oferecer o culto ao Senhor se tinham acostumado.
A chegada do Senhor será purificadora: como o fogo que funde o metal nobre para o separar da escória ou como a lixívia que elimina as impurezas agarradas à roupa. A partir de então, as oferendas que se oferecerão ao Senhor, no seu templo de Jerusalém, voltarão a ser agradáveis. É necessário oferecer ao Senhor o que tem origem num coração puro, purificado pelo próprio Senhor.
O profeta fala da vinda do Senhor. Está e uma característica fundamental da maneira de ser de Deus como como nos é revelada nas Sagradas Escrituras: «Disse Deus: Eu sou o Alfa e o Omega, o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso» (Apocalipse 1, 8). Deus vem e, quando aparecer, nada ficará igual, porque a presença do Senhor transforma a realidade inteira.

© Joan Ferrer, Misa dominical
© tradução e adaptação de Laboratório da fé, 2014
A utilização ou publicação deste texto precisa da prévia autorização do autor

Preparar o domingo da Apresentação de Jesus (Ano A), no Laboratório da fé, 2014

Postado por Marcelino Paulo Ferreira | 29.1.14 | comentários
1 comentário:
  1. Malaquias (3, 1-4) do dia 2 de fevereiro de (2015) postado por elivldo epifanio santos

    ASIM FALA O SENHOR.

    Assim fala o Senhor Deus: «Vou enviar o meu mensageiro, para preparar o caminho diante de Mim. Imediatamente entrará no seu templo o Senhor a quem buscais, o Anjo da Aliança por quem suspirais. Ele aí vem – diz o Senhor do Universo –. Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda, quem resistirá quando Ele aparecer? Ele é como o fogo do fundidor e como a lixívia dos lavandeiros. Sentar-Se-á para fundir e purificar: purificará os filhos de Levi, como se purifica o ouro e a prata, e eles serão para o Senhor os que apresentam a oblação segundo a justiça. Então a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Recentes
  • Arquivo